sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Primeiro bebê de proveta do Brasil e da América Latina completou 30 anos

                                 Anna Paula Caldeira ao lado da mãe, Ilza Caldeira (Foto: Adriana Justi / G1)

A primeira bebê de proveta do Brasil e da América Latina completou no último dia 07, 30 anos. Anna Paula Caldeira mora em Curitiba, no Paraná. O nascimento dela foi um marco para a medicina.
O nascimento de Anna Paula, em São José dos Pinhais, no Paraná, chamou a atenção do Brasil e do mundo. Além, é claro de despertar a curiosidade de todos na maternidade.
A menina nasceu saudável, com 50 centímetros e 3,5 kg e cresceu sob os holofotes. A saída da maternidade, o batizado, os aniversários. Tudo foi registrado pela imprensa.
“Sempre muita gente me procurou saber se o meu desenvolvimento estava normal”, fala Ana Paula Caldeira.
Anna Paula foi o primeiro bebê de proveta do Brasil e da América Latina. A técnica, criada em 1978, também é chamada de fertilização in vitro.
A mãe de Anna Paula já tinha cinco filhos quando decidiu encarar o tratamento. Na época, não foi considerada a candidata ideal para engravidar, porque tinha tido problemas no útero numa gestação anterior. Mas ela não desistiu. Só quando teve a gravidez confirmada, ficou sabendo que teria o primeiro bebê de proveta da América Latina.
“É uma história bonita, um marco na medicina brasileira. As mulheres ficaram felizes de ver que havia possibilidade, que era um método novo”, fala a mãe de Ana Paula, Ilza Caldeira.
A menina famosa desde criancinha completou 30 anos. Se tornou nutricionista e pensa em ter filhos e se tiver dificuldade para engravidar, não tem dúvida - vai recorrer à medicina:
“Algumas famílias questionam o procedimento é de Deus? É ciência? Quem está no comando não são os médicos. Muitas mulheres tentam e não conseguem. É uma ferramenta de ajuda”, afirma Anna Paula. 

                                                                                        Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário